


Recebemos em 25.Maio a visita do Professor de Educação Física – Thiago Marsola, preparador Físico formado pela UFSCAR especializado em acompanhamento e treinamento de portadores de Diabetes Tipo 1 e Hipertensão.
Especializou-se nesta área e prestou relevantes informações a todos os associados presentes a reunião. Apenas para registrarmos gostaríamos de ressaltar os seguintes pontos destacados pelo profissional.
DICAS IMPORTANTES:
- Jamais inicie sua atividade física sem realizar medição prévia da glicemia (não utilizar-se de valores colhidos ainda em trânsito – importante a aferição ser realizada no início da atividade)
- Apresentar ao seu preparador físico qual o tratamento orientado pelo médico (tipo de insulina – dosagem – horários de aplicação)
- Cada indíviduo precisa de um treinamento personalizado, levando em consideração seu histórico glicêmico. Somente assim conseguirá atingir níveis satisfatórios no controle diário do Diabetes.
- Diante avaliação do histórico, o profissional aplicará os exercícios mais adequados – musculação ou aeróbicos.
-Se a taxa de glicose estiver acima do adequado, o diabético deve fazer atividade de longa duração e de baixa intensidade, ex: caminhada; sempre orientado pelo preparador físico.
Além dos esclarecimentos acima, foi de grande valia os seguintes alertas:
- Aprender a "ler" os sinais do seu corpo, a fim de identificar sinais de hipoglicemia durante os exercícios. Nestes momentos é obrigatório a ingestão de carboidrato_açúcar.
- Observar o efeito dos exercícios em sua glicemia após a finalização – redução de taxas nas horas seguintes em parâmetro com a insulina ainda em circulação no corpo.
- EVITAR exercícios físicos com altas glicemias (acima 300mg/l)
Com sua experiência, ficou evidente os efeitos positivos do exercício físico para o controle diário do Diabetes Tipo 1.
Nenhum comentário:
Postar um comentário